Emove visita locais sem energia elétrica no semiárido do Piauí

Viajamos 2.100 km, durante dez dias por toda área do semiárido do Piauí para entender e pesquisar como nossas soluções baseadas em energia solar poderiam atender aquela população.

Tratam-se de milhares de famílias que vivem numa área castigada pela seca e pela falta d’água e que também nunca tiveram acesso à energia elétrica.

Visitamos várias propriedades e registramos nossa pesquisa através de questionários, fotos e filmes que depois de analisados com mais detalhes, nos apresentou uma triste realidade que muitos já viram ou ouviram falar.

Estas famílias não têm acesso ao mais básico, ÁGUA e LUZ!

As respostas mais frequentes quando perguntamos o que elas fariam se tivessem energia elétrica na propriedade, é primeiramente melhor acesso a água, depois geladeira para conservação de alimentos e depois iluminação.

Aproveitamos e fizemos contatos e visitas em algumas instituições que financiam projetos na região para saber como viabilizar a instalação de nossas soluções, como KIT’s para geração de energia elétrica para os domicílios e sistemas de bombeamento de água. Tudo utilizando energia solar limpa e sustentável. Para nossa surpresa, existem diversas linhas de financiamento, com custos bem baixo para iniciativas como esta.

Por conta disso, já iniciamos alguns projetos na região da Serra da Capivara, onde estabelecemos uma parceria estratégica muito importante com o Instituto Olho Dágua que nos acompanharam e foram super importantes no apoio a esta atividade. Obrigado pela força!

Da mesma forma, recebemos outro importante apoio do pessoal da Emater, em diversas cidades, fornecendo informações, indicando os locais mais necessitados e ajudando no contato com a população local a quem agradecemos!

Acreditamos que Emove pode contribuir significativamente para melhorar a vida desta população, atendendo não só com o fornecimento de soluções, mas também capacitação técnica local.

Em breve publicaremos noticias das primeiras instalações na região.